quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Retrato de uma cidade em época de Eleição.

Antes de escrever sobre o analfabetismo político quero aqui mostrar meu descontentamento como pessoas de nossa sociedade, pobres e que pegam o bico em época de eleição para sobreviver. Pois bem, ontem indo rumo a faculdade me deparei com várias dessas pessoas que me chamaram de mal-educado. Isso porque não recebi seus panfletos do candidato ao Senado Arthur Virgílio. Primeiro recusei porque já tenho meus candidatos, já sei em quem votar; segundo porque não queria ver um panfleto falando mal da Vanessa que não é minha candidata, se fosse um panfleto com suas propostas aí sim eu pensaria, eu disse pensaria se ia pegar o panfleto; terceiro mesmo que eu pegasse eu poderia fazer como muitos, pegar só por educação e jogá-lo no lixo mais a frente, o problema é que não temos lixeiras nas ruas, a não ser em terminais e praças e aí pra não ficar segurando um papel jogaria no chão mesmo, mostrando uma enorme falta de educação. O que é melhor: ser educado em pegar o papel e mais na frente mal-educado e jogá-lo no chão ou ser mal-educado e não pegar o folheto e assim evitar poluir a cidade? Bom, eu fico com a segunda opção. E olha que a cada oferecida de folheto eu sempre pedia desculpas e que não queria" e mesmo assim me chamaram de mal-educado. Uma ainda disse "As pessoas são mal-educadas, ao invés de pegarem pelo e menos para jogá-lo lá na frente", eu devia ter voltado e ter dado uma resposta a altura mas como sou educado preferi manter a ordem e não causar desentendimento. Sei que é chato ficarmos distribuindo folhetos que as pessoas nem lêem e tampouco aceitam, eu já o fiz, mas prefiro ficar com panfletos na mão e dá-los apenas aos interessados do que sujar uma cidade. O que você acha?
Bom agora vou ao principal ponto deste post. Antes de continuar quero que você me responda (se quiser pode responder no comentário): O que faz um Deputado Federal na Assembléia? (...)
Uma pesquisa realizada pelo Ibope apontou que 60% dos eleitores acham que arrumar emprego, ajudar aliados e promover eventos de lazer são funções de um Deputado Federal.
Quando falamos de analfabetismo político as pessoas revidam "mas eu sei em que voto", mas saber em quem vota, mas saber o que fazem é que é o difícil. Muitos aqui do Amazonas acham que o dever do político é ajudar a população em programas de TV "pois lá que eles põe a cara a tapa" e dar alguns ranchinhos e resolver problemas da sociedade. Mas pra você que pensa dessa forma desculpe: "Você é um analfabeto político".
Eu te digo o papel do Deputado Federal. Ele primeiramente é fiscalizador do Governo Federal ou do Presidente, aprova leis e caminha junto com o Senado. Pode também criar Comissões Parlamentares de Inquérito. Você sabia disso?
Nesta semana saiu na Revista Época uma matéria sobre o Francisco Oliveira Silva, o Tiririca, que deve ser o campeão de votos superando até o falecido Enéias. Esse fato podemos atribuir a um grande fator: a insatisfação do eleitor com nossos políticos. O Tiririca em sua campanha diz "Você sabe o que faz um Deputado Federal? Eu não sei, mas vote em mim que te conto". O eleitor está cansado de tanta palhaçada na nossa política e por isso está dando crédito a um humorista, seria uma forma de repúdio a tanta sujeira no parlamento. Mas isso não seria a forma correta de lhe dar com este problema. Nó temos um grande poder nas mãos, que é do voto, somos patrões verdadeiramente pois admitimos nosso empregados. Mas desperdiçamos, somos os principais culpados por tanta porcaria seja na Câmara, na Assembléia ou no Senado, somos responsáveis quando apertamos aqueles números naquela caixinha eletrônica e confirmamos.
Não devemos transferir nossas responsabilidade para outros, não estou defendendo aqui político, longe, mais bem longe mesmo, porém nós temos um poder que usamos erroneamente, quando votamos em candidatos de TV, quando votamos em gente que está com processo nas costas, quando votamos porque é parente, quando votamos porque é bonito (a), quando votamos porque rouba mas faz, enfim, analise, veja quem é o principal culpado. Publiquei aqui que a Rebecca Garcia e Silas Câmara são os mais faltosos do Brasil e mesmo assim eles crescem nas pesquisas, e aí os eleitores dizem, mas eu só conheço ele (a), isso porque quer, pare um dia para assistir o Horário Eleitoral Gratuito que termina nessa quinta, pesquise na internet sobre o candidato ao invés de ficar no Twitter dizendo "agora acordei, agora vou almoçar...", assista aos debates (você assistiu algum). 
Temos meios para isso, só não o fazemos e acabamos por votar em candidatos que fingem fazer algo por nós na TV, coisas que não passam de suas obrigações e que podiam ser feitas perfeitamente longe das câmeras, mas eles têm que aparecer né, só assim se ganha voto. Dia 03 está chegando, espero que você pense consciente, reveja seu voto, vamos mudar este quadro permanente pois eu quero ir pra frente, e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário