segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Resultado eleições...

Ontem, dia 03 de outubro de 2010, aconteceu o evento mais democrático do País, as Eleições. O povo brasileiro deveria votar em seis candidatos: Presidente, dois Senadores, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Esse foi o resultado da apuração de ontem, (lembrando que apesar do resultado já ter saído as urnas ainda estavam sendo apuradas até o fechamento deste post, para conferir na integra basta ir ao site do TSE no endereço http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/eleicoes_2010.htm):
Para Presidente a Dilma (PT) ficou em primeiro com 46, 91% do eleitorado brasileiro contra 32,61 % do José Serra (PSDB) e 19,33 % da Marina Silva (PV). A Marina foi a grande surpresa desta eleição, tanto quanto a do segundo turno, nas pesquisas a Marina aparecia numa média entre 11 % e 14 %, chegou a pouco mais de 19 % e atraiu muitos olhares para uma possível próxima Eleição. A Marina inclusive ficou em 2° no Amazonas com 25% superando e muito o candidato José Serra que ficou com apenas 8 % do eleitorado Amazonense, aqui a Petista Dilma não teve aperto com 64%. A candidata Marina Silva surpreendeu mesmo no Distrito Federal, ela obteve 43% dos votos contra 31% da Dilma e 23% do Serra. Contudo a surpresa Marina Silva não foi bem em seu estado de origem, lá o José Serra obteve 52% dos votos, contra 23% da Dilma e Marina que empataram. Marina também ficou a frente do Serra no estado do Amapá com 29% dos votos contra 21% do oponente, Dilma liderou com 47%. Resumindo, Dilma Roussef liderou em 18 estados, Serra em oito e Marina apenas na capital do Brasil.
Porque houve segundo turno?
As pesquisas eleitorais apontavam uma vitória ainda no primeiro turno de Dilma Rossef, porém isto não se concretizou, isso porque a candidata petista perdeu votos em oito estados e a candidata Marina Silva tirou muitos votos da candidata do Lula em alguns estados. Com isso, Serra diminuiu esta vantagem, conseguindo assim um segundo turno. Agora é trabalhar para esta briga pela presidência que termina no dia 31 de Outubro. Fontes dizem que inclusive o Candidato José Serra, já marcou uma conversa com o Deputado Federal mais votado do Brasil Tiririca que obteve em São Paulo mais de um milhão de votos no Brasil (uma mostra de burrice misturado com ingenuidade da população paulista).


Governo:
No Amazonas o Omar Aziz (PMN), venceu com folga e sem sustos o candidato do Lula, Alfredo Nascimento (PR). Com 63,87% de votos contra 25,91% de Alfredo, Omar garantiu a integridade das pesquisas e vai suceder o agora Senador Eduardo Braga (mais abaixo). A perda de Alfredo se deve também a uma grande surpresa que foi o Candidato Hissa Abraão do PPS. Disputando sua primeira eleição para governo, Hissa obteve pouco mais de 138 mil votos e ajudou o Omar a ganhar esta eleição. Fique de olho neste candidato do PPS que na próxima eleição para prefeito deve vir muito forte, parabéns para o Hissa.


Senado:
Em primeiro não tivemos surpresa. Eduardo Braga (PMDB), obteve mais de um milhão de votos e em perspectiva foi o candidato ao senado mais votado do Brasil. Em nenhum momento teve sua candidatura ameaçada por outros dois candidatos que brigavam diretamente pela segunda cadeira.
Vanessa Grazziotin (PC do B) levou melhor contra o candidato do PSDB que deixa a casa Artur Neto. Vanessa só virou o jogo depois das 18h e conseguiu (dados até o fechamento deste post) quase 673 mil votos contra pouco mais de 644 de Artur. Tudo indica que o interior ajudou a candidata nessa virada.


Deputados Estaduais, lista por coligação*:






Avança Amazonas
1 Belarmino Lins (PMDB) - 51.423
2 Marcos Rotta (PMDB) -  47.073
3 Conceição Sampaio (PMDB) – 35.332
4 Josué Neto (PMN) - 28.188
5 Adjunto Afonso (PP) - 28.107
6 Chico Preto (PP) – 25.713
7 David Almeida (PMN) – 24.331
8 Fausto Souza (PRTB) – 24.177
9 Francisco Souza (PSC) – 23.991
10 Dr. Vicente (PMDB)- 23.523
11 Wanderley Dallas (PMDB) – 23.198
12 Regis (PMDB) – 23.197
Democracia e trabalho
1 Ricardo Nicolau (PRP) - 31.651
2 Sidney Leite (DEM) – 30.236
3 Vera Castelo Branco (PTB) – 23.941
O Amazonas melhor para todos 2 
1 José Ricardo (PT) – 38.331
2 Professor Sinésio (PT) – 17.466
3 Tony Medeiros (PSL) -17.183
O Amazonas de todos nós
1 Arthur Bisneto (PSDB) 20.806
2 Luiz Castro (PPS) – 18. 448
O Amazonas melhor para todos 1
1 Marcelo Ramos (PSB) – 18.547
2 Cabo Maciel (PR) – 16.175
Unidos pelo Amazonas
1 Abdala (PTN) 17.440
2 Orlando Cidade (PTN) – 10.887
Deputados Federais, lista por coligação*:

COLIGAÇÃO AVANÇA AMAZONAS:
 1 Rebecca Garcia (PP)
 2 Carlos Souza (PP)
 3 Átila Lins (PMDB)
 4 Silas Câmara (PSC)
 5 Pauderney Avelino (DEM)
 6 Sabino Castelo Branco (PTB)



COLIGAÇÃO O AMAZONAS MELHOR PARA TODOS:
 1 Francisco Praciano (PT)
 2 Henrique Oliveira (PR).



*Lembrando que esta lista pode mudar dependendo do julgamento das candidaturas que estão sob impugnação e de candidatos fichas-sujas.


Então meu amigo eleitor, é isso, essa não foi uma das melhores eleições, porque ainda elegemos candidatos de TV, no entanto conseguimos eleger candidatos que num ponto de vista são mais éticos. O autor deste blog deseja Boa sorte ao novo governador Omar Aziz e aos Senadores Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin, esses dois últimos mais ainda, pois seus mandatos serão de oito anos. E que você fiscalize e cobre os seus eleitos, mesmo sendo candidatos em quem não votou, pois o papel de todo o patrão e ficar de olho como andam e como trabalham seus empregados, até o Próximo Post.



Um comentário:

  1. Mariana e Hissa são os grandes nomes desta eleição. É a política se renovando.

    Marina será fortíssima em 2014. A onda verde não para, e deve continuar buscando adeptos mesmo após as eleições.

    No âmbito estadual, estou muito satisfeito com o vereador Hissa. Jovem, inteligente e de boa visão. Lembra bastante um jovem talentoso que também surgiu no PPS, mas que se debandou para o obscuro PMDB. Falo de Eduardo Braga. Tomara que o Hissa não tenha a mesma atitude, afinal, precisamos de oposição e ele parece ser uma ótima opção, já que, os Pessebistas (PSB)não fazem seu papel. Apenas criticam, criticam, criticam e... nada!

    ResponderExcluir