Ontem (07.10.2010) o radialista e jornalista Marcos Santos visitou a sala de aula do Centro Universitário do Norte - UNINORTE. Grande pessoa, com idéias e pretensões, nos ensinou muitas coisas e nos fez ver o Radiojornalismo de uma forma diferente. Contudo tudo isso repassado aos pouco mais de 30 alunos que acompanhavam sua "palestra" que foi feita em forma de coletiva, esbarrou em um outro radialista...o seu chefe Ronaldo Tiradentes. A falta de imparcialidade na CBN Manaus, de ética e o perigo de enfrentar processos foram perguntas constantes dos alunos que a cada resposta o Marcos tentava se esquivar.
Na oportunidade eu perguntei a ele, o perigo que é manipular as pessoas a falarem o que não querem e onde fica a ética, citei o caso da época em que os estudantes realizaram seu protesto contra a diminuição do número de passes estudantis e ao mesmo tempo os rodoviários faziam paralisação do transporte coletivo reivindicando aumento de salário, na ocasião a rádio CBN estava entrevistando pela manhã o Josildo dos Rodoviários que falava sobre a greve e aí saiu uma pergunta inconveniente e manipuladora de Ronaldo Tiradentes que perguntou se ele (Josildo) era a favor que os passes estudantis diminuíssem, (pra quem não sabe o Ronaldo era a favor), então em meio ao protesto e ao sangue quente no momento o Josildo falou que era a favor, mas apenas falou isso porque o SINETRAN, usava como desculpa os estudantes que causavam um rombo no sistema. Mas era o que o Ronaldo Tiradentes queria que ele falasse e logo depois encerrou a entrevista via telefone. Na oportunidade de me responder o Marcos Santos enrolou, falou de passes estudantis, falou do transporte, falou que eu vou correr perigo (que medo), mas não falou o principal, onde fica a ética? Mas eu deixei pra lá porque sei que você Marcos Santos só cumpre ordens, assim como todos os funcionários da CBN.
Enfim essa palavra parece que assusta o Ronaldo Tiradentes e todos que falam fora da CBN não entram nesses detalhes porque são funcionários da emissora e fica feio falar mal dela.
Na verdade o Ronaldo sempre quer dar uma de esperto, começou pela freqüência da rádio que 89,7, isso se deu porque tem uma certa Rádio Comunitária de freqüência 87,9 que estava com uma audiência na Zona Leste e Norte fora do comum. Para sacar esses ouvintes da Rádio Comunitária ele lançou a CBN Noticias com a freqüência quase igual a da Comunitária, ou seja confundiu os ouvintes, aí você deve dizer "nada haver" e aí eu digo '"tudo haver", te digo o motivo:
- A frequencia desviou o ouvinte, faça um teste, saia nas ruas da zona norte ou leste e faça a seguinte pergunta: "Você escuta a 87,9?". Não fale o nome da emissora, se ele não falar aí você pergunta: "mas qual é o nome dessa emissora?".
Falando ainda em ética, tivemos ainda aquele fato em que supostamente o até então Ministros dos transportes Alfredo Nascimento agrediu Ronaldo Tiradentes no Eduardinho. Na versão do Alfredo ele disse que foi abordado ainda dentro do carro por Ronaldo Tiradentes e daí começou a confusão. É sabido que Alfredo prometeu algo para o Tiradentes que não foi cumprido. Daí começou a rixa entre os dois que sempre se estranham. Então me diga caro leitor, porque o Ronaldo foi abordá-lo sabendo que poderia sair uma briga dali. É parar e analisar...ele sabia o que ia acontecer, sabia que o Alfredo ia se aborrecer, sabia que ele partiria pra cima, e dali sairia uma denuncia contra o Ministro, uma forma de tirar votos do mesmo na próxima eleição que ocorreu no domingo passado.
Ainda temos outros relatos de abordagens fora do comum pelo Sr Tiradentes que além do mais não aceita críticas feitas pelo twitter (fato relatado na palestra), xingando seus ouvintes com palavras de baixo calão.
Veja leitor, não estou aqui defendendo o Alfredo, estou defendendo aqui a ética no jornalismo. Até porque não vou também com a cara do Alfredo.
Outro fato e mais recente foi o caso da médica Bianca Abinader, servidora concursada que atende diariamente numa das unidades do Programa Médico da Família. Segundo relatos de testemunhas, a equipe de reportagem (certamente orientada a fazer tal ato por Tiradentes), estacionou seu carro longe das vistas dos funcionários da casinha de saúde na qual trabalhava Bianca, esperando a mesma a sair do local. Quando ela saiu, os funcionários entraram na casinha perguntando se Bianca trabalhava no local recebendo um sim como resposta mas que naquele momento ela não se encontrava. No dia seguinte foi destinado cinco minutos para a matéria dizendo que Bianca faltava demais o trabalho, não atendia os pacientes e usava internet para fins próprios. Tudo caiu por terra quando Bianca apresentou provas que mancharam a rádio CBN. Bianca provou com documentos (prova que teria que ser coletada pelo repórter da CBN), que em três anos de serviço não teve nenhuma falta injustificada. Na reportagem veiculada pela emissora a médica não teve nem sequer direito de se defender (cadê a história de analisar os dois lados hein repórter da CBN? Você visitou alguma vez um banco de universidade?). Essa suposta denuncia se deu porque Bianca liderava um grupo que estava buscando recursos para publicar em um outdoor a foto dos candidatos que votaram a favor da taxa do lixo. Resultado a Bianca sumiu, preferiu a sua vida porque algumas fontes dizem que ela foi até ameaçada de morte.
Mais casos que a CBN não apurou os dois lados:
- Quando a esposa do deputado federal Sabino Castelo Branco, Vera Lúcia (ela própria deputada estadual) o acusou de espancamento em praça pública, a CBN Manaus conseguiu encontrar Sabino pra se defender. Vera Lúcia não foi procurada.
- Quando o irmão de Omar Aziz invadiu a Universidade Federal do Amazonas e espancou um professor durante uma aula, a CBN Manaus abriu seus microfones para Omar se defender das acusações de pedofilia. Gilson Monteiro, o professor espancado em sala de aula, nunca foi procurado pela CBN.
- Quando Carlos Souza, vice-prefeito de Manaus, foi acusado de pavimentar sua carreira política num programa de TV policialesco suspeitamente mantido com dinheiro público e do crime organizado, a CBN entrevistou Carlos Souza, e não os parentes das vítimas do programa Canal Livre.
- Quando a Polícia Federal desbaratou uma quadrilha que roubou cerca de R$ 70 milhões em licitações no município de Coari, a CBN entrevistou, seguidas vezes, os acusados, que também respondem pelos crimes de pedofilia, homicídio, coação a testemunhas, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, entre outros.
É...parece que a ética e os princípios jornalísticos parecem definitivamente não entrar junto com o Ronaldo Tiradentes pelas portas da CBN. E para você que quer ser jornalista lembre-se que a ética está acima de tudo, sempre escutar os dois lados, dar direito da pessoa denunciar, mas também do acusado se defender, apurar minuciosamente os fatos, ter provas, isso é Jornalismo. Tudo que a CBN não tem, por conta de seu dono e fundador Ronaldo Tiradentes. Aliás Sr. Tiradentes, será que para conseguir a informação temos que pisar em tudo e em todos? Pode responder no meu blog, publicamente para todos verem, porque aqui você tem espaço para se defender viu?!!
Podemos analisar q tudo isso é uma questão...digamos....Que ele tem alguém por tras para defende-lo, pq tantas "acusações" e o msm não dá a cara a tapa e não está nem aí para que os outros vaõ falar ou pensar. Acredito que o povo não está "mais burro", Mas infelizmente em nosso país os poderosos tem mais PODER... (Carol Marinho)
ResponderExcluirMenino, espero ver-te em breve nos jornais... Esse é o tipo de comunicólogo que precisamos...
ResponderExcluirParabéns, pela crítica, concordo com você, mas infelizmente o que vende é a "verdade do lado mais forte".